Ativação e Mapeamentos
O implante coclear é ativado em consultório fonoaudiológico, entre 4 e 6 semanas após a cirurgia. Este tempo é necessário para uma adequada cicatrização.
Na ativação, o profissional de fonoaudiologia que acompanha o caso irá acoplar o processador de fala ao computador e, utilizando-se de dados obtidos durante a cirurgia, irá ajustando parâmetros como intensidade de estímulo e velocidade. O tempo médio é do processo é de 1 a 2 horas.
A reação inicial na ativação do implante varia muito de um paciente para outro e depende do histórico de surdez de cada pessoa.
Em adultos pós-linguais (que perderam a audição depois de certa idade), as reações costumam ser mais tranquilas, pois o paciente já possui alguma memória auditiva. Os resultados podem ser mais rápidos e geralmente é possível atingir alta porcentagem de reconhecimento de palavras, frases e sentenças sem apoio visual.
Nos casos de crianças com surdez congênita (nascença) e adolescentes e adultos com surdez pré-lingual (que nunca ouviram), é comum que esse seja um momento de estranheza e mesmo desconforto. Como o cérebro não está acostumado a perceber o som, trata-se de um tipo de estímulo novo, que pode ser interpretado pelo paciente de várias forma, pois não ainda não sabe ao certo como defini-los. Em bebês, a reação é bastante sutil, podendo ser apenas uma alteração no olhar, um choro ou um virar de cabeça. Nas crianças maiores, adolescentes e adultos pré-linguais, muitos referem o som como uma vibração.
Mapeamento e Treinamento auditivo
O processo de ajuste do sistema do implante coclear leva tempo. Os ajustes, que chamamos de mapeamento exigirão várias visitas ao consultório. Conforme o uso do implante muda, outros ajustes também são realizados e devem ocorrer pelo resto da vida. O objetivo dos mapeamentos é ajustar os sons de maneira que fiquem cada vez mais claros, fortes e nítidos, sem provocar desconforto.
O primeiro mapeamento costuma ser realizado aproximadamente 30 a 45 dias da ativação e entre 2 e 4 vezes no primeiro ano. A partir do segundo ano se torna semestral ou anual, dependendo da necessidade de cada paciente. A partir do uso contínuo do implante coclear, aquele som que no início pode ser "estranho" vai ficando cada vez mais agradável e natural, como se o cérebro passasse a "acostumar" com este novo estímulo e, a partir de sua memória auditiva adequar esta nova sensação ao som que ouvia antes da surdez.
Em pacientes que nunca ouviram este processo é muito mais complexo. A evolução entre escutar os sons e ter capacidade de reconhecer palavras e frases pode demorar anos e dependerá muito do esforço e persistência de cada paciente. O treinamento auditivo com supervisionado por fonoaudiólogo capacitado é essencial em todo este processo.
Agendamento de consultas presenciais ou por telemedicina:
WhatsApp: 11 98545-1166
Telefones:
11 3898-2210 (secretárias Nubia ou Karen)
11 98457-7073 (secretária Cristina)
E-mail:
rktsuji@gmail.com
Consultório:
Rua Capote Valente, 432 -conjunto 14
Edifício Gan Center - CEP 05409-000
Jardim América - São Paulo - SP
ver no Google Maps ➜