Por que os pacientes usuários de implante coclear devem ser vacinados?

A razão pela qual os pacientes usuários de implante coclear devem ser vacinados é uma só: prevenir a ocorrência de meningite. Pacientes usuários de implante coclear apresentam maior risco de contrair meningite, com incidência 30 vezes maior do que na população geral.

O feixe de eletrodos do implante coclear pode constituir numa via de propagação de infecções da orelha média para dentro da cóclea e, a partir daí, para as meninges, levando à meningite. O principal agente envolvido nos casos de meningite relacionado ao implante coclear é uma bactéria chamada Streptococus pneumoniae ou simplesmente pneumococo.

Portanto, a principal e mais importante vacina a ser administrada são as vacinas anti-pneumocócicas, comercialmente conhecidas como Prevenar (à partir de 6 semanas) e Pneumo 23 (maiores de 2 anos). O objetivo é prevenir a ocorrência de otites que possam infectar o feixe de eletrodos e, consequentemente, levar à meningite. A vacina contra S. Pneumoniae, a Pneumo 23, deve ser repetida uma vez após 5 anos.

Existe uma divergência entre a recomendação do CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA) e do Ministério da Saúde do Brasil quanto a esta recomendação. A vacinação contra Meningite Tipo C e gripe não são preconizadas nos EUA, somente no Brasil.

A Meningite Tipo C não causa otite, portanto, não teria relação com o implante coclear, mas a vacina é obrigatória no Brasil.

Já a vacinação contra gripe visa prevenir a ocorrência de otite média, não pelo vírus da gripe, mas por uma infecção bacteriana secundária a um quadro gripal. Deve ser tomada todos os anos, no início do outono, pelo resto da vida.

Todas essas vacinas são administradas gratuitamente a pacientes usuários de implante coclear, ou que estão prestes a realizar a cirurgia, bastando para isso um receituário médico com a justificativa: “usuário de implante coclear”.

Recomendações do CDC - Centro de Controlde de Doenças dos EUA:

  • Vacina Pneumocócica
  • Vacina Haemophilus


Vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde do Brasil:

Observação: As vacinas administradas e o esquema vacinal variam de acordo com a idade do paciente.

Fonte: Manual do Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais - Ministério da Saúde

Agendamento de consultas presenciais ou por telemedicina:

WhatsApp: 11 98545-1166

Telefones:
11 3898-2210 (secretárias Nubia ou Karen)
11 98457-7073 (secretária Cristina)

E-mail:
rktsuji@gmail.com 

Consultório:
Rua Capote Valente, 432 -conjunto 14
Edifício Gan Center - CEP 05409-000
Jardim América - São Paulo - SP
ver no Google Maps ➜