O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A VACINA CONTRA A GRIPE
1) Quais os tipos de vacina disponíveis no mercado?
A vacina influenza é preparada a partir dos vírus influenza propagados em ovos embrionados de galinha, purificados, fragmentados quimicamente e inativados pelo formaldeído. Sua composição é atualizada anualmente, com base em dados epidemiológicos acerca da circulação de diferentes tipos e subtipos de vírus influenza no mundo, atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde
Há dois tipos de vacina, a trivalente e a tetravalente. A vacina trivalente é feita com os três tipos de vírus que mais circularam no inverno passado: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B Brisbane. Na vacina quadrivalente, há um acréscimo de proteção, com outro tipo de Influenza B. Para proteção contra a H1N1, tanto a trivalente quanto a tetravalente são eficazes.
2) Após tomar a vacina, em quanto tempo e por quanto tempo estarei protegido?
Após a vacinação, você só estará protegido após 2 a 3 semanas. Esta proteção irá durar cerca de 1 ano. O grau de eficácia varia de 40 a 90% dependendo da faixa etária (menos efetivo em crianças pequenas).
3) Quantas doses devo tomar?
Crianças entre 6 meses e 9 anos devem tomar 2 doses com um mês de intervalo se nunca tomou a vacina. Para crianças vacinadas previamente, uma dose é suficiente. Acima de 9 anos é aplicada apenas 1 dose.
4) Quais os efeitos colaterais da vacina?
A vacina não causa gripe, porém pode ter algumas reações indesejadas: Dor de cabeça, suor, dor muscular (mialgia), dor nas juntas (artralgia), febre, mal-estar, Tremor e fadiga. No local da injeção: vermelhidão (eritema), inchaço (edema), dor, manchas roxas (equimoses) e enduração ao redor da área de injeção. Reações alérgicas e até anafilaxia.
5) Quem não deve tomar a vacina?
- Alergia a ovo ou a proteína de frango: devem tomar cuidados especiais para a administração da vacina.
- Histórico de reação alérgica grave a vacina.
- Bebês menores de 6 meses.
6) Quem pode tomar a vacina gratuitamente no posto de saúde?
- Criança até 5 anos de idade
- Idosos com mais de 60 anos.
- Profissionais da área de saúde e do sistema prisional.
- Gestantes e puérperas (até 45 após o parto).
- Presidiários.
- indígenas
- - Portadores de doenças crônicas: doença respiratória, doença cardíaca, doença renal, doença hepática, doença neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias, portadores de HIV.
- Usuários de implante coclear.
Por favor curta nossa pagina no Facebook: clique aqui
VEJA TAMBÉM: 5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GRIPE H1N1.